• INDE - Catálogo de Metadados Geográficos
  •  
  •  
  •  

Máscara de área acumulada de supressão da vegetação nativa para o bioma Caatinga - 2016

O Projeto:

O Projeto “Monitoramento Ambiental dos Biomas Brasileiros por Satélites: Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal” foi concebido para atender a estratégia Nacional de REDD+, mecanismo de pagamentos por emissões evitadas de Gases de Efeito Estufa (GEE) por redução de desmatamento e degradação florestal, a fim de consolidar esforços para cumprir as metas previstas na Política Nacional de Mudanças Climáticas (PNMC). Este mecanismo de mitigação do aquecimento global foi estabelecido na Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC em inglês) e denominado REDD+ (Reduction in Emission by Deforestation and Degradation). Para atender a estratégia nacional de REDD+, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) publicou a Portaria 365/2015, que estabelece o Programa de Monitoramento Ambiental dos Biomas Brasileiros (PMABB) e que prevê o monitoramento de todos os biomas brasileiros até 2020.

O produto:

Este recurso, em formato ShapeFile, contém polígonos que identificam áreas de supressão da vegetação nativa no bioma Caatinga. Foi construído a partir da interpretação visual de imagens Landsat-8/OLI na composição R(5)G(6)B(4) - com resolução de 30m - e em escala de trabalho de 1:75.000. A área mínima mapeada é de um hectare (1 ha). O produto é compatível com a escala final de 1:250.000. A área total do bioma Caatinga é de 844.453 km².

Descrição dos atributos do dado composto por: nome do atributo, tipo do dado e descrição

id - número inteiro - identificador único de cada feição

origin_id - número - identificador único para rastreabilidade da feição na origem/produção do dado

geom - feição composta por um ou mais polígonos - geometria obtida por interpretação visual de imagem de satélite

path_row - texto - código da cena formado por linha/coluna da grade de passagem do satélite Landsat

satellite - texto - nome do satélite. Em geral será o landsat mas em alguns casos, outro satélites podem ser utilizados.

source - texto - nome da origem do poligono (amazonia, cerrado, caatinga, mata_atlantica, pampa, pantanal), apenas em casos onde o polígono tenha sido incorporado de outro projeto/bioma.

sensor - texto - nome do sensor que obteve a imagem.

state - texto - nome do estado, unidade da federação, quando aplicável.

main_class - texto - nome da classe principal atribuída à feição

class_name - texto - nome da classe específica atribuída à feição

def_cloud - número - indica se havia nuvem em ano anterior sobre a feição. (Não se aplica ao bioma Caatinga)

julian_day - número - dia juliano (Não se aplica ao bioma Caatinga)

image_date - texto - data da cena usada para obter a feição

year - número - ano do desmatamento, usado para facilitar as consultas ao banco de dados

area_km - número - área calculada para a feição em km²

scene_id - número - identificador da cena no banco de dados, usado para consultas (Não se aplica ao bioma Caatinga)

publish_year - data - usado para permitir a publicação do dado no GeoServer com dimensão temporal

Simples

Data ( Criação )
2020-12
Edição
Versão preliminar.
Data de edição
2020-12
Modo de apresentação
Arquivo Digital ShapeFile
Nome
Mapa de supressão da vegetação nativa acumulada no bioma Caatinga até 2016, versão preliminar.
Finalidade
Quantificação das áreas de supressão da vegetação nativa no bioma Caatinga até o ano de 2016.
Crédito
Este produto foi gerado pelo Departamento de Geoprocessamento da FUNCATE, sob orientação técnica do INPE, com financiamento do BNDES/Fundo Amazônia.
Status
Contínuo
Autor
  Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais – FUNCATE - Clotilde Ferri
Publicador
  Divisão de Processamento de Imagens - DPI/OBT/INPE - André Carvalho
Originador
  PRODES - Team
Freqüência de atualização e manutenção
Quando necessário
Nota de manutenção
Será realizada atualização após conclusão da série histórica de mapeamentos (2000-2018).
Ponto de contato
  Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais – FUNCATE - Flora Martins
PRODES - INPE ( Tema )
  • caatinga
  • desmatamento
  • supressão de vegetação nativa
  • prodes
  • FREL
  • REDD+
Uso específico
Delimitação das áreas de supressão da vegetação nativa acumulada até 2016 na Caatinga, no âmbito do Projeto "Monitoramento Ambiental dos Biomas Brasileiros por Satélites: Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal”.
Limitações de um determinado utilizador
Trata-se de um dado preliminar. Será consolidado após conclusão dos mapeamentos previstos para os anos que compõem a série histórica (2000-2018).
Investigador principal
  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE - ()
Limitação do uso
Trata-se de um dado preliminar. Será consolidado após conclusão dos mapeamentos previstos dos anos que compõem a série histórica (2000-2018).
Tipo de representação espacial
Vector
Idioma
pt
Codificação de caracteres
UTF8
Categoria temática
  • Ambiente
  • Informação geocientífica
  • Biotopos
Descrição
Bioma Caatinga
N
S
E
W
miniatura


Data de início
2000-01-01
Data do fim
2016-12-31
Identificador de sistema de referência
EPSG:4674

Data ( Criação )
2020-03

Nível de topologia
Grafos Planar Completo
Tipo de objetos geométricos
Superfície
Forma de distribuição
  • Arquivo vetorial shapefile (.shp) ( Versão preliminar )

    Técnica de descompactação de arquivos

    O arquivo pode ser descompactado por programas específicos, como o WinRAR, utilizado pela FUNCATE.

    Os arquivos descompactados, em formato ShapeFile, podem ser lidos por softwares que suportem este formato, como o TerraAmazon, desenvolvido e utilizado pela Funcate.

Distribuidor

Investigador principal
  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE - Cláudio Almeida ()
Av. Professor Frederico Hermann Jr. 345 , São Paulo , Pinheiros , 05459-900 , Brasil
(11)3133-5363
http://inventariogeesp.cetesb.sp.gov.br/
Instruções sobre ordens
terrabrasilis.dpi.inpe.br
Recursos online
Lista de arquivos Shapefile compactados em formato ZIP para os temas relacionados ao desmatamento. Acesse para ver os detalhes. ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )

Lista de arquivos Shapefile compactados em formato ZIP para os temas relacionados ao desmatamento. Acesse para ver os detalhes.

Recursos online
Portal TerraBrasilis ( WWW:LINK-1.0-http--link )

Mapa para acesso online aos dados de desmatamento no bioma Caatinga e demais biomas

Recursos online
WMS ( OGC:WMS-1.3.0-http-get-capabilities )

Serviço padrão OWS para acesso aos dados da camada.

Nível hierárquico
Tipo de característica

Correção de classificação temática

Nome de medida
Validação da classificação temática
Medida de descrição
Em áreas selecionadas, será realizada comparação entre as feições do mapeamento e referências indicadas por intérpretes com notório conhecimento a partir de imagens com melhor resolução espacial.
Descrição do método de avaliação
Em desenvolvimento.
Descrição

A metodologia empregada no Projeto “Monitoramento Ambiental dos Biomas Brasileiros por Satélites: Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal” será detalhada em relatório específico. De modo resumido, as seguintes etapas foram executadas para a produção do Mapa de supressão da vegetação nativa acumulada para o bioma Mata Atlântica:

1. Criação do banco de dados geográficos:

1.1. Concepção:

O BDG foi criado em servidor de banco de dados PostgreSQL 9.5 com PostGIS2.2, contendo um banco de dados com modelo de dados TerraAmazon 7.1. O banco contém o cadastro dos usuários, as regras topológicas, classes temática, camadas de saída e camada que define a área de interesse (limite do bioma).

1.2. Dados auxiliares:

Como fonte de informações adicionais, foram utilizados dados oficiais, principalmente oriundos do Mapeamento dos Recursos Naturais do Brasil (IBGE, 2018);

Mapa de uso e cobertura da terra relativo ao Terceiro Inventário Nacional de GEE (MCTIC, 2016);

Atlas de remanescentes da Mata Atlântica. Como efeito considerando o limite da Lei da Mata Atlântica (n.º 11.428/2006), algumas áreas estão no Bioma Caatinga e mapas da literatura.

1.3. Imagens de satélite:

Foram utilizadas 52 cenas Landsat8-OLI para retratar a totalidade do bioma Caatinga, as quais foram adquiridas gratuitamente no portal Earth Explorer - USGS (https://earthexplorer.usgs.gov/). Por definição metodológica, foram obtidas as mesmas cenas/datas utilizadas para execução do IV INGEE (MCTIC/PNUD/Agrosatélite), conforme orientação técnica do INPE, visando à redução de inconsistência entre os projetos.

As cenas e suas datas são anotadas no dado. Ver as colunas path_row para orbita-ponto e image_date para a data da imagem.

Em alguns casos são utilizadas mais de uma data por orbita-ponto por apresentarem melhor qualidade e/ou diferente cobertura de nuvem que permita ampliar a área mapeável.

Algumas cenas não constavam na lista de imagens do IV INGEE, mas apresentavam qualidade muito superior àquelas indicadas na lista, e portanto foram utilizadas no mapeamento.

2.Processamento digital das imagens:

Envolveu a composição colorida (R5G6B4) e manipulação de contraste(linear) de cada cena.

3.Mapeamento:

O mapeamento foi realizado a partir da interpretação visual e vetorização manual das classes de interesse:"desmatamento", "hidrografia" e "área não observada".

4. Auditoria:

A verificação completa (100%) do mapa foi realizada por um intérprete de imagens mais experiente (Fabiana Cristina de Oliveira Santos). Essa verificação envolveu a correção de feições e também a homogeneização do mapeamento entre as unidades de trabalho (cenas).

5.Verificações topológicas:

O mapa passou por verificações e correções topológicas para a eliminação de sobreposições, buracos e polígonos inconsistentes.

6. Valores dos atributos relativos às classes adotados durante o processo de produção do dado:

Em “class_name”, os valores possíveis são: “d_ac” (desmatamento acumulado até 2016); “agua” (corpos d’água naturais); “sombra_relevo” (sombras causadas pela geometria de aquisição das imagens); “nuvem” (áreas cobertas por nuvens e suas sombras). Em “main_class”, as classes detalhadas (“class_name”) estão agrupadas em “DESMATAMENTO” (área total desmatada: “d_ac”), “HIDROGRAFIA” (“hidrografia”) e “NAO_OBSERVADA” (área em que a análise não foi possível ou foi prejudicada por causa da presença de “nuvem” ou “queimada” ou “sombra_relevo”).

7. Análise de acurácia:

A validação será realizada após consolidação do dado.

Organizador
  Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais - FUNCATE - Jadson Silva
Organizador
  Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais - FUNCATE - Flávia Aragão
Identificador de sistema de referência
Processo de produção da área acumulada da supressão da vegetação nativa no bioma Caatinga
Data
Descrição dos atributos
Os atributos descrevem prioritariamente o tipo de classe associada ao uso da terra. As classes são: Floresta Não Manejada; Floresta Manejada; Floresta Secundária; Reflorestamento; Campo Não Manejado; Campo Manejado; Campo Secundário; Pastagem Plantada; Área Agrícola; Área Urbana; Rios e Lagos (área não manejada); Reservatórios (área manejada); Outros Usos; Áreas não Observadas; Fonte: Classes Adaptadas do IPCC (2003). Além das classes, outros atributos também estão presentes neste recurso, como: nome dos municípios, bioma, classificação de 2005, classificação de 2008, tamanho da área classificada em metros, entre outros que podem ser verificados na tabela de atributos deste recurso.
Tipo de conteúdo
Classificação temática
Identificador do arquivo
588eda4e-ad18-4104-812e-d9223e8c02cb XML
Idioma
pt
Data dos metadados
2020-06-02T13:04:13
Nome da norma dos metadados
ISO 19115
Versão da norma dos metadados
ISO19115:2003/Cor 1 2006
Ponto de contato
  FUNCATE - Flora Martins ( Especialista em Geoprocessamento )
 
 

Visões gerais

Extensão espacial

N
S
E
W
miniatura


Palavras-chave


Providenciado por

logótipo

Compartilhar em sites de interesse social

Recursos associados

Not available


  •  
  •  
  •