• INDE - Catálogo de Metadados Geográficos
  •  
  •  
  •  

Feições de Movimento de Massa - 1:25.000

Este mapeamento está inserido no projeto das cartas de suscetibilidade previsto no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais (PNGRRDN), lançado em agosto de 2012 (BRASIL, 2013). O objeto do PNGRRDN compreende o conjunto de municípios incluídos no cadastro nacional estabelecido pela PNPDEC, inicialmente com 821 municípios. As ações correspondentes foram contempladas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e no Plano Plurianual do Governo Federal (PPA 2012-2015), prevendo-se a execução das cartas de suscetibilidade em 286 municípios nos anos de 2013 e 2014. Na sequência, outros municípios incluídos no cadastro nacional também deverão ser objeto de mapeamento.

A extração de feições associadas a processos erosivos visa subsidiar a validação dos zoneamentos preliminares, bem com obter o registro de suscetibilidades locais/pontuais. Essa atividade é executada por meio de interpretação visual direta em mosaicos georreferenciados de ortofotos de alta resolução, disponíveis na escala 1:25.000.

As feições interpretadas são verificadas posteriormente, durante os trabalhos de campo, cujas informações permitem a revisão e complementação dos dados por meio de reinterpretação – quando necessário – e integração.

A interpretação de cicatrizes de deslizamentos recentes (em relação à data da ortofoto utilizada) é realizada por meio de anotação pontual, indicativa de ocorrência dos processos e é baseada em critérios básicos, como ausência de vegetação, exposição do solo, dimensão da cicatriz e posição da encosta. Não são indicadas cicatrizes com evidências de influência antrópica, como em taludes de rodovias e em edificações, dado que tendem a modificar a suscetibilidade natural dos terrenos.

Geoserviços disponibilizados no portal do CPRM: http://geosgb.cprm.gov.br/