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    A Malha Viária Digital do Estado de Rondônia, edição de novembro/2009 - Escala 1:20.000 para zona rural e 1:10.000 para zona urbana, representa, atualmente, a informação mais atualizada sobre as vias de acesso do Estado. O projeto foi desenvolvido e executado pelo Sistema de Proteção da Amazônia -SIPAM-CR-PV, iniciado no ano de 2004, compreendendo a execução do levantamento de campo por rastreamento com equipamento GPS Topográfico, com apoio financeiro e logística em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE/UE/RO, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA/SR/17, Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral - SEPLAN/RO e Departamento de Estradas de Rodagem de Rondônia – DER/RO, com participações especiais de algumas prefeituras municipais e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBIO/RO. O levantamento contemplou de forma precisa, o traçado representativo cartográfico e a identificação das estradas Federais, Estaduais e Municipais, com seus trechos pavimentados e não pavimentados, devidamente classificados em separado, contemplando preferencialmente a zona rural dos 52 municípios do Estado de Rondônia. O trabalho compreendeu também o rastreamento pontual/estático da localização geográfica de centenas de pontos e/ou locais de referência, tais como: Estabelecimentos comerciais; Estabelecimentos Industriais; Escolas; Igrejas; Postos de saúde; Povoados; Lugarejos; Pontes e Bueiros sobre os principais rios; Usinas geradoras de energia elétrica; Nome de algumas propriedades rurais, etc., entre outros. Consta também, o levantamento de várias pistas de pouso. A utilização digital das informações levantadas e cartografadas favorecem os trabalhos de georreferenciamento de imagens por satélite e auxiliar futuros trabalhos de correção na representação cartográfica de limites municipais. Os dados levantados compõem a Base Cartográfica digital do Estado de Rondônia e se constitui num importante suporte para o planejamento e execução de ações públicas sociais e de operações de campo, como também serve de base para cálculo de recursos públicos financeiros destinados aos municípios, em razão da quilometragem de estradas existentes em cada um. Favorece o entendimento da realidade econômica do Estado, servindo ainda, de guia rodoviário de precisão. O levantamento teve início no mês de março de 2004 e se estendeu até o mês de outubro de 2009, compreendendo 522 dias de serviço de campo. Obviamente, considerando o intervalo de tempo desde o seu inicio, e a constante abertura de novas estradas e expansão populacional rural em alguns municípios, certamente existirão novos elementos que não estão representados nesta edição. desta forma, para o ano de 2010, pretendemos planejar e executar algumas missões de campo para levantamento de revisão/atualização em alguns municípios, principalmente no tocante às estradas construídas ou pavimentadas recentemente, incluindo o levantamento de vias urbanas de algumas cidades. Apesar de termos levantado algumas vias urbanas em algumas cidades e vilas, não foi o objetivo original deste projeto. Portanto, é importante esclarecer que os trabalhos, preferencialmente, concentraram-se na zona rural dos municípios.

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    A Malha Viária Digital do Estado de Rondônia representa, atualmente, a informação mais atualizada sobre as vias de acesso do Estado. O projeto foi desenvolvido em parceria pelo Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE/EU/RO, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA/SR/17, Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral - SEPLAN/RO e Departamento de Estradas de Rodagem de Rondônia – DER/RO. O levantamento da malha viária contemplou, de forma precisa, o traçado representativo cartográfico e a identificação das estradas. Os trechos pavimentados e não pavimentados foram separados. O trabalho compreendeu também a obtenção e sistematização de informações acerca de pontos e/ou locais de referência, tais como postos de combustíveis, lanchonetes, escolas, postos de saúde, povoados, lugarejos, pontes sobre alguns rios e igarapés. Neste caso, para os pontos levantados optou-se pelo uso da denominação conhecida em campo. A utilização da Malha Viária Digital do Estado de Rondônia favorece os trabalhos de georreferenciamento de imagens por satélite e pode auxiliar futuros trabalhos de correção na representação cartográfica de limites municipais. O banco de dados resultante do projeto se constitui num importante suporte para o planejamento e realizações de operações de campo. O levantamento executado teve início no ano de 2004. Obviamente, considerando o intervalo entre os anos de início e conclusão dos trabalhos, certamente devem existir novos elementos que não estão representados nesta versão. Deste modo, fica a cargo das Prefeituras Municipais e demais órgãos parceiros informar eventuais atualizações a serem feitas, principalmente no tocante a estradas construídas ou pavimentadas recentemente, bem como em relação à existência de estradas não levantadas. Foram levantados alguns trechos da malha viária urbana, porém não foi o objetivo principal deste projeto. Portanto, é importante esclarecer que os trabalhos de campo concentraram-se na zona rural dos municípios.

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    A Malha Viária Digital do Estado de Rondônia representa, atualmente, a informação mais atualizada sobre as vias de acesso do Estado. O projeto foi desenvolvido em parceria pelo Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE/EU/RO, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA/SR/17, Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral - SEPLAN/RO e Departamento de Estradas de Rodagem de Rondônia – DER/RO. O levantamento da malha viária contemplou, de forma precisa, o traçado representativo cartográfico e a identificação das estradas. Os trechos pavimentados e não pavimentados foram separados. O trabalho compreendeu também a obtenção e sistematização de informações acerca de pontos e/ou locais de referência, tais como postos de combustíveis, lanchonetes, escolas, postos de saúde, povoados, lugarejos, pontes sobre alguns rios e igarapés. Neste caso, para os pontos levantados optou-se pelo uso da denominação conhecida em campo. A utilização da Malha Viária Digital do Estado de Rondônia favorece os trabalhos de georreferenciamento de imagens por satélite e pode auxiliar futuros trabalhos de correção na representação cartográfica de limites municipais. O banco de dados resultante do projeto se constitui num importante suporte para o planejamento e realizações de operações de campo. O levantamento executado teve início no ano de 2004. Obviamente, considerando o intervalo entre os anos de início e conclusão dos trabalhos, certamente devem existir novos elementos que não estão representados nesta versão. Deste modo, fica a cargo das Prefeituras Municipais e demais órgãos parceiros informar eventuais atualizações a serem feitas, principalmente no tocante a estradas construídas ou pavimentadas recentemente, bem como em relação à existência de estradas não levantadas. Foram levantados alguns trechos da malha viária urbana, porém não foi o objetivo principal deste projeto. Portanto, é importante esclarecer que os trabalhos de campo concentraram-se na zona rural dos municípios.

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    CARTA-IMAGEM SPOT DA CIDADE DE MARABÁ - ESTADO DO PARÁ, elaborada a partir de Base cartográfica do SIPAM/ IBGE em escala original 1: 250.000 (2004).Imagem SPOT com 2,5 metros de resolução espacial da órbita-ponto 703/361 (27/06/2009).

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    A Malha Viária Digital do Estado de Rondônia representa, atualmente, a informação mais atualizada sobre as vias de acesso do Estado. O projeto foi desenvolvido em parceria pelo Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE/EU/RO, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA/SR/17, Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral - SEPLAN/RO e Departamento de Estradas de Rodagem de Rondônia – DER/RO. O levantamento da malha viária contemplou, de forma precisa, o traçado representativo cartográfico e a identificação das estradas. Os trechos pavimentados e não pavimentados foram separados. O trabalho compreendeu também a obtenção e sistematização de informações acerca de pontos e/ou locais de referência, tais como postos de combustíveis, lanchonetes, escolas, postos de saúde, povoados, lugarejos, pontes sobre alguns rios e igarapés. Neste caso, para os pontos levantados optou-se pelo uso da denominação conhecida em campo. A utilização da Malha Viária Digital do Estado de Rondônia favorece os trabalhos de georreferenciamento de imagens por satélite e pode auxiliar futuros trabalhos de correção na representação cartográfica de limites municipais. O banco de dados resultante do projeto se constitui num importante suporte para o planejamento e realizações de operações de campo. O levantamento executado teve início no ano de 2004. Obviamente, considerando o intervalo entre os anos de início e conclusão dos trabalhos, certamente devem existir novos elementos que não estão representados nesta versão. Deste modo, fica a cargo das Prefeituras Municipais e demais órgãos parceiros informar eventuais atualizações a serem feitas, principalmente no tocante a estradas construídas ou pavimentadas recentemente, bem como em relação à existência de estradas não levantadas. Foram levantados alguns trechos da malha viária urbana, porém não foi o objetivo principal deste projeto. Portanto, é importante esclarecer que os trabalhos de campo concentraram-se na zona rural dos municípios.

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    A Malha Viária Digital do Estado de Rondônia representa, atualmente, a informação mais atualizada sobre as vias de acesso do Estado. O projeto foi desenvolvido em parceria pelo Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE/EU/RO, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA/SR/17, Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral - SEPLAN/RO e Departamento de Estradas de Rodagem de Rondônia – DER/RO. O levantamento da malha viária contemplou, de forma precisa, o traçado representativo cartográfico e a identificação das estradas. Os trechos pavimentados e não pavimentados foram separados. O trabalho compreendeu também a obtenção e sistematização de informações acerca de pontos e/ou locais de referência, tais como postos de combustíveis, lanchonetes, escolas, postos de saúde, povoados, lugarejos, pontes sobre alguns rios e igarapés. Neste caso, para os pontos levantados optou-se pelo uso da denominação conhecida em campo. A utilização da Malha Viária Digital do Estado de Rondônia favorece os trabalhos de georreferenciamento de imagens por satélite e pode auxiliar futuros trabalhos de correção na representação cartográfica de limites municipais. O banco de dados resultante do projeto se constitui num importante suporte para o planejamento e realizações de operações de campo. O levantamento executado teve início no ano de 2004. Obviamente, considerando o intervalo entre os anos de início e conclusão dos trabalhos, certamente devem existir novos elementos que não estão representados nesta versão. Deste modo, fica a cargo das Prefeituras Municipais e demais órgãos parceiros informar eventuais atualizações a serem feitas, principalmente no tocante a estradas construídas ou pavimentadas recentemente, bem como em relação à existência de estradas não levantadas. Foram levantados alguns trechos da malha viária urbana, porém não foi o objetivo principal deste projeto. Portanto, é importante esclarecer que os trabalhos de campo concentraram-se na zona rural dos municípios.

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    A Malha Viária Digital do Estado de Rondônia representa, atualmente, a informação mais atualizada sobre as vias de acesso do Estado. O projeto foi desenvolvido em parceria pelo Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE/EU/RO, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA/SR/17, Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral - SEPLAN/RO e Departamento de Estradas de Rodagem de Rondônia – DER/RO. O levantamento da malha viária contemplou, de forma precisa, o traçado representativo cartográfico e a identificação das estradas. Os trechos pavimentados e não pavimentados foram separados. O trabalho compreendeu também a obtenção e sistematização de informações acerca de pontos e/ou locais de referência, tais como postos de combustíveis, lanchonetes, escolas, postos de saúde, povoados, lugarejos, pontes sobre alguns rios e igarapés. Neste caso, para os pontos levantados optou-se pelo uso da denominação conhecida em campo. A utilização da Malha Viária Digital do Estado de Rondônia favorece os trabalhos de georreferenciamento de imagens por satélite e pode auxiliar futuros trabalhos de correção na representação cartográfica de limites municipais. O banco de dados resultante do projeto se constitui num importante suporte para o planejamento e realizações de operações de campo. O levantamento executado teve início no ano de 2004. Obviamente, considerando o intervalo entre os anos de início e conclusão dos trabalhos, certamente devem existir novos elementos que não estão representados nesta versão. Deste modo, fica a cargo das Prefeituras Municipais e demais órgãos parceiros informar eventuais atualizações a serem feitas, principalmente no tocante a estradas construídas ou pavimentadas recentemente, bem como em relação à existência de estradas não levantadas. Foram levantados alguns trechos da malha viária urbana, porém não foi o objetivo principal deste projeto. Portanto, é importante esclarecer que os trabalhos de campo concentraram-se na zona rural dos municípios.

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    Carta imagem do Município de Porto Velho, Estado de Rondônia, elaborada com imagem Quickbird ano 2004 e Carta Cadastral fornecida pelo INCRA.

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